O Ecocardiograma transtorácico é um exame não invasivo e indolor para avaliação do coração. É requerido pelo médico veterinário quando há a suspeita de que o seu amigo esteja sofrendo de alguma doença cardíaca, adquirida ou congênita, após o exame clínico, ou alterações em outros métodos diagnósticos como radiografias e eletrocardiograma.
É realizado com o paciente em decúbito lateral nas regiões torácicas esquerda e direita. Geralmente não é necessária a realização de tricotomia, exceto quando o paciente é muito peludo.
O ecocardiograma irá avaliar:
• a função de contração e relaxamento do coração,
• o funcionamento das valvas cardíacas,
• as dimensões dos átrios e ventrículos
• a presença de defeitos congênitos
• doenças do pericárdio (membrana que recobre o coração)
Não é necessária qualquer preparação especial para a realização do exame, no entanto, em casos especiais, pode ser necessário um acesso venoso para utilização de contraste. O exame leva geralmente 20 a 30 minutinhos ou até mais, isso vai depender da cooperação do nosso paciente, o que importa é que tenhamos o diagnóstico sob condições minimamente estressantes para o seu companheiro.
Se o ecocardiograma acusar que o seu amigo possui uma doença cardíaca, com as informações do exame seu veterinário trabalhará para desenvolver o melhor plano de tratamento para vocês. Vale lembrar que o diagnóstico precoce aumenta a chance de sucesso no tratamento.